eSocial

Cronograma de instalação do eSocial simplificado é publicado

Novidades logo no começo do ano para quem precisa manejar o eSocial. O novo cronograma do eSocial simplificado foi anunciado, de acordo com a Portaria Conjunta de n° 82, de 10 de novembro de 2020.

Essa implantação das novas fases do eSocial estava em suspenso graças à pandemia da Covid-19. Mas a Portaria Conjunta 76 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, de 22 outubro, determinou a suspensão de portaria anterior que paralisava o cronograma das atualizações. Portanto, empreendedores, escritórios de contabilidades e profissionais da área agora precisam estar atentos, e se organizarem para realizar as adequações necessárias. O cronograma de instalação do eSocial simplificado segue vigente ao longo de todo o ano de 2021, com várias alterações e datas previstas para seguirem até o ano de 2022. Portanto, fique de olho no cronograma.

Mas o que é eSocial simplificado?

eSocial

Mas afinal de contas o que muda ? Na verdade são boas notícias, já que o eSocial simplificado promete apresentar um leiaute que, como o próprio nome diz, sofrerá mudanças na sua apresentação de modo a ser mais intuitivo para o preenchimento dos encargos de escrituração, obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Dessa maneira, todas as adequações estão pensadas para colocar o foco na desburocratização, eliminando pontos de complexidade, além de não solicitar dados já informados. Com isso espera-se que haja a simplificação e modernização do sistema, e que esse seja mais fácil de ser manejado pelos profissionais que trabalham com o eSocial.

É relevante ressaltar ainda que também há mudanças no envio de eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). De acordo com nota da Fecomercio SP por conta da pandemia o “governo também havia prorrogado o envio dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). No entanto, de acordo com o novo cronograma, os eventos de saúde e segurança do trabalhador do grupo 1, formado pelas grandes empresas, serão enviados em 8 de junho. Depois, em 8 de setembro, será a vez das médias empresas, e essa entrega será feita pelo grupo 3 em 10 de janeiro de 2022″.

O calendário prevê as seguintes datas:

2. Implantação da versão de trabalho – eSocial Simplificado S-1.0

Publicação do leiaute: 11/11/2020

Produção restrita (ambiente de testes): 01/03/2021

Início da versão S-1.0 (ambiente de produção): 10/05/2021

Período de convivência entre as versões 2.5 e S-1.0: 10/05/2021 até 09/11/2021


3. Previsão de novas implementações – eSocial Simplificado S-2.0

Especificação do leiaute: a partir de julho/2021

Publicação do Leiaute: até setembro/2021

Produção Restrita (ambiente de testes): 01/01/2022

Início da versão S-2.0 (ambiente de produção): 10/03/2022

O Comunicado Conjunto prevê ainda que para os ajustes não estruturais na versão de trabalho S-1.0 haverá a possibilidade de serem efetuados em qualquer momento, a depender da urgência. Mas está indicada a necessidade de considerar o tempo hábil mínimo para que os desenvolvedores realizem os devidos ajustes nas aplicações.

Conclusão

Sabemos que essas transições são muito recorrentes, ainda mais quando se trata do eSocial simplificado. Para entender o que muda com a adoção de novas regras, bem como adequar seus processos para melhor atender às alterações, siga também as dicas do nosso consultor de estudos. Além disso, as postagens do Blog da SoftServ  são elaboradas para você ficar sempre por dentro de informações e conteúdos de valor referentes às áreas fiscal, trabalhista, de RH e de gestão empresarial.

Também é importante verificar as adequações das novas normas no seu sistema. É muito importante que elas sejam realizadas automaticamente e sem custos adicionais. Para implantá-los de forma simples e rápida, é preciso pesquisar alternativas que ofereçam um bom custo benefício, levando em consideração a sua praticidade. Isso promoverá agilidade dos colaboradores, concentrando as energias na produtividade da sua empresa. Para a sua referência, indicamos o sistema de RHpag da Softserv Sistemas, que tem Sistema de Folha de Pagamento e eSocial em apenas um clique, e atualizações a cada nova mudança das normas e legislação.

Fontes: http://sped.rfb.gov.br/pagina/show/5736

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *