loja virtual e redes sociais

5 razões para integrar a loja virtual às redes sociais

As redes sociais revolucionaram vários aspectos das nossas vidas. A forma de comprar é uma delas. Por isso integrar a loja virtual às redes sociais é uma necessidade. Isso possibilita formas de interação com os públicos dos mais diferentes segmentos, fazendo das redes potentes ferramentas para quem está pensando em investir em lojas virtuais.

Neste post te damos 5 dicas sobre a integração entre a sua loja virtual e as redes sociais. Mas antes vejamos alguns dados sobre as mais populares:

Instagram

Rede social para publicação de fotos, vídeos e stories acaba de completar uma década. Sua principal linguagem é visual. O Instagram reúne cerca de 95 milhões e 1,15 bilhão mundialmente. É muito usada pelo público mais jovem, entre 18 a 24 anos, e 24 a 34 anos. As mulheres a utilizam um pouco mais que os homens, sendo responsáveis por 50,3% dos cadastros enquanto eles totalizam 49,7%. Por seus recursos é muito boa para integrar às lojas virtuais de praticamente qualquer ramo ou atividade.

Facebook

Mais usada há quase uma década, tem público majoritariamente masculino, 57% dos usuários, enquanto as mulheres ficam com 43% das contas. O Facebook é a primeira rede social em acessos, e tem cerca de 130 milhões de usuários no Brasil e 2,7 bilhões no mundo. A faixa etária também flutua entre 25 a 34 anos, muito embora no Brasil o público de idades mais elevadas também a utilize bastante. É a preferida das empresas, 98% delas usam. O Facebook no Brasil tem média de engajamento orgânico superior ao mundial alcançando 8,5%, contra 8% globalmente. Oferece muitas possibilidades de divulgação do seu produto, com imagens, vídeos, textos e anúncios pagos.

Twitter

pessoa no celular

A mais instantânea de todas as redes sociais, tem mais de 330 milhões de usuários, dos quais 65.5% são homens e 34.5% são mulheres. Oferece a possibilidade de uma comunicação rápida e precisa, com poucos caracteres. Sua vantagem é a repercussão rápida que as postagens podem oferecer. Trata-se de uma boa plataforma para promoções, e seguir as tendências de mercado.

Youtube

Plataforma para vídeos, tem mais de 2 bilhões de usuários mensais. Costuma gerar engajamento em larga escala, e oferece inúmeras possibilidades de divulgação dos produtos. Vídeos contendo tutoriais, parcerias com influenciadores, e produção de resenhas são algumas funcionalidades.

Agora que já falamos sobre as principais redes sociais, veja abaixo 5 dicas de como integrar a loja virtual às redes sociais.

1 – Organização e planejamento do empreendimento

Para integrar a loja virtual às redes sociais de maneira satisfatória, a primeira dica pode parecer óbvia, mas é fundamental. Começar pelo começo. Isso significa organizar e planejar. Antes de postar realize levantamentos sobre o mercado da sua marca, perfil do público-alvo, de modo a criar uma estratégia de marketing digital.

2 – Adequação dos aplicativos e plataformas

Agora que você já conhece seu mercado, inicie as postagens e comece a monitorar resultados. Os seguintes passos podem ajudar:

  • Criação da página: uma vez criado o site da sua loja virtual integre-a ao Facebook e no Instagram. Lembre-se de usar a mesma identidade visual.
  • Uso dos recursos: o uso de todas as configurações e a disponibilização das informações de maneira clara ajudam a que as redes sociais sejam exploradas em toda a sua potencialidade.
  • Veja qual rede melhor dialoga com seu público: para ampliar o seu negócio é interessante que esteja em todas as redes sociais. Mas, a depender do seu nicho seu público pode se identificar mais com o Facebook que o Instagram, ou vice-versa. Tente observar as respostas que são obtidas em cada uma para criar boas estratégias.

3 – Estabeleça uma rotina de publicações

ecommerce

Existe uma regra clara que se aplica a todas as redes sociais. Esse passo é fundamental para integrar a loja virtual às redes sociais. Quanto mais você as mantiver atualizadas, mais conseguirá obter visualizações, e dessa maneira ter seu produto conhecido por uma escala maior de pessoas. Você pode comunicar aos seus clientes distintas informações, como promoções, novidades, e alta procura por algum item.

4 – Aposte no relacionamento com o cliente

Um dos grandes ganhos de integrar a loja virtual às redes sociais é a possibilidade de interação com o seu público-alvo. Mas para que os usuários se convertam em clientes é importante observar alguns detalhes, em especial no que se refere ao relacionamento com os clientes. A primeira dica é a prontidão na resposta. Cada dúvida de seu cliente deve ser respondida com eficiência e clareza. Tanto o Facebook quanto o Instagram oferecem recursos para envio de mensagens, então é importante sempre checá-las.

Outro passo importante é criar publicações que gerem engajamento. Para isso dedique um tempo para monitorar o que o público-alvo do seu empreendimento está buscando nas redes. E, por fim, crie promoções periódicas e direcionadas com posts e fotos que comuniquem de forma atrativa os seus produtos.

5 – Use um sistema para integrar a loja virtual às redes sociais

Para gerir seu negócio é recomendável adotar um sistema que unifique as diversas ações necessárias para estar dentro das normas, e que ofereça funcionalidades administrativas. Emissão de notas fiscais de saída, devolução, controle de fluxo de caixa, integração contábil são algumas das ações que um sistema deve prestar.

Com as redes sociais é a mesma coisa. Use um sistema que oferece a possibilidade de integrar a loja virtual às redes sociais. veiculando seus anúncios e atualizações do site da sua loja virtual às publicações nas redes sociais automaticamente. Isso garantirá que seus cliente fiquem por dentro das suas ações.

Conclusão

Para integrar a loja virtual às redes sociais de forma simples e rápida, é preciso pesquisar um sistema com bom custo beneficio, levando em consideração a sua praticidade. Isso promoverá agilidade dos colaboradores, concentrando as energias na produtividade da sua empresa.

Para sua referência, indicamos o sistema ERP da Softserv Sistemas que integra sua loja virtual com o Facebook e o Instagram, além de oferecer ferramenta de controles de estoque e financeiro, inclusive com emissão de nota fiscal eletrônica. Indicamos também o nosso consultor de estudos para lhe orientar com seu melhor modelo de negócio, de forma bem resolvida com foco no sucesso obtido pela lucratividade.

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