Escrituração Fiscal

Porque investir em um sistema de Escrituração Fiscal

Você já ouviu falar de Escrituração Fiscal? Sabe qual é sua importância dentro da área de contabilidade, e como a escolha de um bom sistema, que tenha interface com outros softwares dedicados à contabilidade geral, impactam na vida da empresa?

Aqui vamos te ajudar a entender a funcionalidade do sistema de Escrituração Fiscal, e como ele facilita a vida dos contadores, dos escritórios de contabilidade e das empresas.

Qual o objetivo da Escrituração Fiscal?

Primeiro vejamos o que é a Escrituração Fiscal. Como o próprio termo sugere, Escrituração Fiscal refere-se às determinações e todas as obrigações fiscais que as empresas precisam cumprir para atuarem legalmente. Trata-se de uma atividade essencial das empresas, pois é a partir disso que o Fisco segue os resultados do empreendimento, fiscaliza o cumprimento dos tributos e das leis.

Algumas atribuições da Escrituração Fiscal são o controle e obtenção das notas fiscais geradas pela empresa, lançamento das notas fiscais no sistema, apuração de impostos, emissão de recolhimentos e guias da tributação, além de envio de obrigações ao governo.

Como vemos tratam-se de operações complexas, que lidam tanto com as rotinas contábeis como com os aspectos jurídicos e suas mudanças. Vejamos agora alguns ganhos da implantação de um sistema de Escrituração Digital.

Atualização da legislação

Escrituração Fiscal

De acordo com essa notícia do R7 o Brasil cria uma média de 46 novas regras tributárias a cada útil, o que totaliza cerca de 5 milhões de novas normas adotadas desde a Constituição de 1988. Isso tem impacto direto para a vida das empresas. A cada 200 funcionários das empresas brasileiras estima-se que 1 seja da área contábil. Não é à toa que o Brasil é o país onde mais se gasta tempo com a burocracia tributária no mundo.

Portanto, frente a essa realidade os softwares de Escrituração Fiscal devem se atualizar automaticamente. Dessa forma, podem dar conta da gama imensa de informações que as regras tributárias geram, sendo um investimento estratégico. Afinal, por mais organizado e competente que o contador seja, trata-se de um volume enorme de informações, em constante mudança.

Apuração automática de impostos e tributações

O universo que envolve o cotidiano de um contador é complexo, envolvendo cálculos de vários tipos de impostos, normas, tributações interestaduais que têm variações de alíquotas. Os sistemas contábeis ajudam a executar esses cálculos automaticamente, já que realizar essas ações em planilhas do Excel além de ser extremamente trabalhoso, ainda amplia a incidência de erros. A automatização dos tributos e de suas mudanças é uma aliada enorme do contador.

Importação de dados rápida e segura

Escrituração Fiscal 3

O sistema de escrita fiscal integra as ações de contabilidade geral. Um bom sistema precisa oferecer aos seus usuários recursos que facilitem seus procedimentos. Importar da Receita Federal as notas fiscais dos clientes, com a tributação precisamente ajustada e de forma segura é uma das vantagens que a adoção de um sistema traz.

A possibilidade de importar arquivos de xml, o famoso Excel, de maneira rápida e eficiente, com a devida apuração de impostos como o ICMS, PIS, COFINS, a partir dos dados enviados promove economia de tempo e impede erros. Isso se aplica também ao controle dos documentos fiscais de saída e entrada da empresa, garantindo que tudo opere de acordo com as normas e leis.

Integração com a contabilidade

As ações que integram a Escrituração Fiscal estão diretamente conectadas com a contabilidade. Por isso, ter um sistema de Escrituração Fiscal que seja integrado com a contabilidade facilita muito as rotinas da empresa, e dos contadores. Dispor do cruzamento de dados de maneira simples, intuitiva, ajuda no conjunto da gestão empresarial.

Agora, veja duas dicas importantes na hora de escolher um sistema de Escrituração Fiscal.

Conheça os recursos da ferramenta através de uma demonstração

Escrituração Fiscal 3

Realizar uma demonstração com o fornecedor do software, em que as funcionalidades do sistema são apontadas no detalhe, é um passo importante para fazer a melhor escolha. Uma dica que pode ajudar muito no momento da demonstração é avaliar se o profissional que apresenta o software é claro e age com prontidão.

Aproveite o momento da demonstração para explorar as possibilidades do sistema. No caso do sistema contábil avalie se a execução de tarefas fundamentais para a área, como por exemplo a geração do SPED ECD é feita de forma ágil e eficiente, com a possibilidade de emissão de períodos anteriores

Tem por objeto a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. Substituirá, portanto, o módulo da EFD-Contribuições que apura a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB).

Valorize o suporte humanizado e eficiente

Como vimos as rotinas fiscais e contábeis no Brasil se notabilizam pela grande demanda que criam sobre os profissionais de contabilidade. As mudanças são recorrentes. Contar com um suporte que oferece uma escuta atenta, humanizada e especializada pode fazer uma enorme diferença na utilização de um sistema. Afinal, eles foram criados para facilitar a vida de quem lida com as rotinas fiscais e tributárias, sejam contadores ou a empresa.

Conclusão

Conforme vimos, a tecnologia tem revolucionado as formas de gestão, e as empresas estão acompanhando esse novo comportamento para conquistar mais eficiência e qualidade.

Portanto, para seguir essa tendência é preciso pesquisar um sistema com bom custo benefício, levando em consideração a sua praticidade e eficiência. Isso promoverá agilidade dos colaboradores, otimização dos processos, concentrando as energias na produtividade da sua empresa. Para sua referência, indicamos o sistema de Escrita Fiscal Integração SPED da Softserv Sistemas, que tem Sistema de SPED Fiscal e o SPED Contribuições de forma ágil e eficiente, inclusive de períodos anteriores.

Sabemos que o uso da tecnologia na Escrituração Fiscal está em constante avanço, por isso é bastante prudente buscar conteúdos de valor para contribuir com a melhor estratégia para o seu negócio. Então indicamos também o nosso consultor de estudos para lhe orientar com seu melhor modelo de negócio, de forma bem resolvida com foco no sucesso obtido pela lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *